9º Dia da Novena a São José

Patrono de uma Morte Feliz

São José, como foi apropriado que na hora de sua morte, Jesus deveria estar ao seu lado com Maria, a doçura e esperança de toda a humanidade. Você dedicou toda a sua vida ao serviço de Jesus e Maria; na morte, você desfrutou do consolo de morrer em seus amorosos braços. Você aceitou a morte no espírito de amorosa submissão à Vontade de Deus, e essa aceitação coroou sua vida oculta de virtude. Sua foi uma sentença misericordiosa, pois seu filho adotivo, por quem você cuidou com tanto carinho, era seu Juiz, e Maria era sua advogada. O veredicto do Juiz foi uma palavra de encorajamento para esperar Sua chegada ao Limbo, onde Ele o cumprimentaria com os frutos mais escolhidos da Redenção, e um abraço de afeto agradecido antes de você exalar sua alma para a eternidade. 

Você olhou para a eternidade e para sua recompensa eterna com confiança. Se nosso Salvador abençoou os pastores, os Magos, Simeão, João Batista e outros, porque saudaram Sua presença com corações devotados por uma breve hora passageira, quanto mais Ele o abençoou, que se santificou por tantos anos em Sua companhia e na de Sua Mãe? Se Jesus considera cada obra de misericórdia corporal e espiritual, realizada em benefício de nossos semelhantes por amor a Ele, como feita a Ele mesmo, e promete o céu como recompensa, qual deve ter sido a extensão de Sua gratidão a você, que no verdadeiro sentido da palavra O recebeu, O deu abrigo, vestiu, alimentou e consolou com o sacrifício de sua força, descanso e até sua vida, com um amor que superou o amor de todos os pais. 

Deus realmente e pessoalmente se fez seu devedor. Nosso Divino Salvador pagou essa dívida de gratidão, concedendo-lhe muitas graças em sua vida, especialmente a graça de crescer no amor, que é o melhor e mais perfeito de todos os dons. Assim, no final de sua vida, seu coração se encheu de amor, cujo fervor e anseio seu frágil corpo não podia resistir. Sua alma seguiu o ímpeto triunfante de seu amor e alçou voo da terra para levar aos profetas e patriarcas no Limbo as boas novas da vinda do Redentor. 

São José, agradeço a Deus por seu privilégio de poder morrer nos braços de Jesus e Maria. Como um sinal de sua própria gratidão a Deus, obtenha para mim a graça de uma morte feliz. Ajude-me a passar cada dia em preparação para a morte. Que eu, também, aceite a morte no espírito de resignação à Sagrada Vontade de Deus e morra, como você fez, nos braços de Jesus, fortalecido com o Santo Viático, e nos braços de Maria, com seu rosário em minha mão e seu nome em meus lábios! 

São José, eu, seu indigno filho, saúdo você. Você é o fiel protetor e intercessor de todos que o amam e veneram. Você sabe que tenho confiança especial em você e que, depois de Jesus e Maria, coloco toda a minha esperança de salvação em você, pois você é especialmente poderoso diante de Deus e nunca abandonará seus servos fiéis. Portanto, invoco você humildemente e me recomendo, com todos que me são queridos e tudo que me pertence, à sua intercessão. Peço-lhe, pelo seu amor por Jesus e Maria, que não me abandone durante a vida e que me assista na hora da minha morte. 

Glorioso São José, esposo da Virgem Imaculada, obtenha para mim uma mente pura, humilde, caritativa e perfeita resignação à Vontade divina. Seja meu guia, meu pai e meu modelo de vida, para que eu mereça morrer como você, nos braços de Jesus e Maria. 

Amável São José, fiel seguidor de Jesus Cristo, elevo meu coração a você para implorar sua poderosa intercessão, obtendo do Sagrado Coração de Jesus todas as graças necessárias para o meu bem espiritual e temporal, especialmente a graça de uma morte feliz, e a graça especial que imploro agora: 

(Mencione o seu pedido). 

Guardião do Verbo Encarnado, sinto confiança de que tuas orações em meu favor serão graciosamente ouvidas diante do trono de Deus. Amém. 

MEMORARE

Lembra-te, castíssimo esposo de Maria, sempre Virgem, meu amado protetor, São José, que ninguém jamais recorreu à tua proteção ou solicitou a tua ajuda sem receber alívio. Confio, portanto, na tua bondade e me aproximo de ti humildemente. Não desprezes as minhas súplicas, pai nutrício do Redentor, mas acolhe-as favoravelmente. Amém. 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *