O Coração Casto de São José
São José é amplamente conhecido como “o homem justo”, um título que lhe foi conferido pela Sagrada Escritura. E, de fato, essa designação é muito apropriada, visto que São José foi um homem de singular virtude. Sua força de caráter e seu reino de virtude se estendiam a todos os aspectos de sua vida e de sua pessoa, inclusive seu coração.
Um coração orientado para Deus
O coração de São José era orientado para o seu Deus. Seu amor era devidamente ordenado, suas afeições purificadas. Ao contrário de muitos de nós, que tendemos a lutar e falhar com assuntos do coração, São José tinha sua vida interior em ordem. Ele era um homem cuja virtude se refletia em todas as áreas de sua vida.
A castidade em alta estima
Nossa cultura atualmente não tem em alta estima a virtude da castidade. Por isso, pode parecer-nos incrível que um homem como São José tenha sido capaz de enfrentar o grande desafio que lhe foi apresentado: ser o “casto guardião da Virgem” (e de todas as virgens) e pai adotivo do Filho de Deus. Tal tarefa requer tanto virtude humana notável quanto quantidades insuperáveis da graça de Deus. São José tinha ambos.
A idade de São José
A tradição em relação à idade de São José varia. A Igreja Oriental afirma que ele era um homem velho, enquanto o Ocidente admite que ele pode ter sido muito mais jovem. No entanto, o cerne da questão é o fato de que foi a virtude de José que salvaguardava a virgindade perpétua da Mãe de Deus e lhe permitia guiar e proteger Maria e Jesus com tanta força de puro amor.
Um exemplo a ser seguido
Isso deve ser um grande consolo para nós que ainda vagamos neste vale de lágrimas, lutando pela santidade. São José foi um grande homem de “coração castíssimo”, mas cujo amor certamente não era frio. O coração de São José deve dar-nos grande esperança de que a pureza de coração esteja ao nosso alcance, graças à graça de Deus e à intercessão de José castíssimo!
Conclusão
São José é um exemplo de virtude que deve ser seguido. Sua vida é um testemunho da importância de se ter o coração orientado para Deus e de se valorizar a virtude da castidade. Que possamos nos inspirar em sua vida e buscar, por meio da graça de Deus, a pureza de coração que São José alcançou.
Este texto é a tradução e adaptação do artigo The Chaste Heart of St. Joseph. Acesse o original na íntegra aqui.